Hoje é Dia de Iemanjá! - MyPixeland

Odoiá! A palavra vem do idioma iorubá e significa “Salve a mãe do Rio”. Trata-se da saudação de Iemanjá (Yemoja), orixá africano cujo nome significa “Mãe dos Filhos Peixes”. Hoje comemoramos esta divindade que simboliza a maternidade e o prover do alimento aos homens. No Brasil, Iemanjá foi associada às águas salgadas, embora na África seja uma deusa de um rio, portanto, água doce. Aqui os fieis aproveitam para oferecer presentes no mar e reforçar pedidos à grande mãe.

O dia de Iemanjá é também o dia em que se celebra Nossa Senhora dos Navegantes, santa católica. Esta associação surgiu ainda no tempo da escravidão. Trata-se do sincretismo religioso. Como os negros não podiam venerar suas entidades, procuravam associar os Orixás aos santos católicos para poderem professar sua fé.

De acordo com a tradição afrobrasileira, cada pessoa pode ser regida por um ou mais Orixás, deuses que influenciam diretamente na personalidade de seus filhos, ou eleitos. As mulheres regidas por Iemanjá, por exemplo, têm um ar imponente e ao mesmo tempo maternal. São altivas e severas em suas posições, mas gostam de conciliar, de manter a paz em torno de si. Trata-se daquele tipo de mulher que gosta que o lar gire em torno de si. Podem usar da manipulação para atingir seus objetivos. Mas são sempre respeitáveis por onde passam. São pessoas justas, tradicionalistas e se ofendem com facilidade.

Na umbanda, Iemanjá rege também outros seres encantados da água, como as sereias e ondinas. Sendo também chamada de Janaína. Mitologias à parte, o arquétipo de maternidade está sempre presente. Tanto que muitas mulheres apelam para a força de Iemanjá quando desejam engravidar.

Mas a força deste orixá não pára por aí. Se seu relacionamento estiver repleto de brigas, confusões ou se a família anda desunida, peça a ajuda de Iemanjá para que tudo se normalize e a paz se restabeleça. A família é muito importante para Ela. Por sua associação aos peixes, ou seja, à fartura, Iemanjá também se ocupa dos pedidos para prosperidade, abrindo novos caminhos e possibilitando empregos para quem lhe pede ajuda.

Depois de todas essas informações sobre a deusa das águas, aproveite o dia de hoje para entrar em sintonia com sua feminilidade (mesmo que você seja homem!). Desperte o poder de sua intuição e sintonize-se com a energia de prosperidade.

Para ter sorte: use e abuse das cores branca, azul e verde. Perfumes e vestidos longos também são uma boa pedida. Evite usar palavras desagradáveis e procure a harmonia durante o dia de hoje.

Se você quiser saber se conta com a proteção de Iemanjá, se é regida ou filha desta deusa, realize uma consulta ao jogo de búzios com um médium sensitivo de MyPixeland. A consulta é feita à distância e funciona como uma intermediária entre os orixás e os homens. E muito Axé!

Comentários

Leave a Reply