Conheça Nanã, a avó dos Orixás - MyPixeland
EsoterismoJogo de BúziosOrixás

Conheça Nanã, a avó dos Orixás

By 26 de julho de 2019 No Comments

De acordo com a tradição católica, 26 de julho é Dia de Sant’Ana, avó de Jesus. No Brasil, em função de correlações entre o Candomblé e Cristianismo, comemora-se também a deusa africana Nanã.

Chamado sincretismo religioso, esse fenômeno, deu origem à Umbanda, mas não é restrito ao nosso país. Assim, observam-se mesclas de tradições religiosas ao redor do globo.

Este é o caso da Santeria Cubana, do Palo e do Vodu Haitiano (Haitian Voodoo), expressões religiosas de matriz africana.

Originalmente, Nanã seria um Vodun (espírito) masculino do Daomé, atual Benin. Essa entidade teria sido incorporada ao culto dos Orixás na Nigéria após guerras entre as duas nações.

No Brasil, entretanto, Nanã é cultuada como divindade feminina, avó dos Orixás (Ori guardião, xá cabeça ou força), sendo uma senhora de grande força que responde no Jogo de Búzios e no Ifá.

Assim, Nanã guarda a ancestralidade, o DNA e o princípio da vida e da morte.

Na natureza, os elementos de Nanã são água e terra, de cuja mistura resulta a lama primordial que deu origem aos seres humanos.

Orixás e a personalidade humana

Talvez você ainda não saiba, mas os deuses podem influenciar a vida e a personalidade de todos nós – africanos ou não. Então, cada pessoa seria regida por uma ou mais divindades/eborás, que podem passar de 400.

Aqui os mais populares são os orixás: Exú, Ogum, Omolu/Obaluaê, Ossaim, Oxóssi, Logum Edé, Xangô, Oxalá, Oxaguiã, Oxumarê, Iroko, Ori (protetor pessoal) e Orunmilá.

Além dos gêmeos Ibeji e dos orixás femininos: Iansã/Oiá, Iemanjá, Oxum, Obá, Ajê Xalugá, Euá e Nanã, é claro.

Arquétipo/personalidade dos regidos por Nanã Buruku/Nana Buluku

Os regidos ou devotos de Nanã costumam ser pessoas lentas, de mente tradicionalista e de muita dedicação aos amigos e parentes e suas cores sagradas são o branco e o lilás ou roxo. 

Embora seja mais comum em pessoas do sexo feminino, Nanã também tem devotos do sexo masculino, principalmente na África. A saudação é Saluba!

Seus filhos dedicam-se aos cuidados com o próximo, incluindo enfermagem, medicina e magistério. Podem ser sacerdotes ou esotéricos, mas nenhuma profissão é excluída.

Se os búzios apontam a proteção de Nanã, essas pessoas tendem a assumir responsabilidades cedo, o que pode fazer com que pareçam mais maduras do que realmente são.

Quando está em desequilíbrio, a personalidade de Nanã tem certa dificuldade em aceitar o novo e pode ser ranzinza.

Há também tendência ao pessimismo e uma saúde fragilizada, de tempos em tempos.

Você já conhece o seu protetor espiritual?

Em MyPixeland e MeuAstro.com.br oferecemos consultas ao Jogo de Búzios e ao Oráculo de Ifá a todos que buscam o autoconhecimento sem envolvimento religioso.

Importante: para determinar se alguém é protegido por esta ou aquela energia ancestral é necessário realizar uma consulta ao oráculo. Fez sentido para você? Clique aqui e descubra.

Comentários

Leave a Reply