A diferença entre perdoar, esquecer e fingir que perdoou - MyPixeland

Pode parecer exagero, mas a verdade é que o perdão o primeiro passo – e às vezes a única saída – para uma vida emocional, sentimental, financeira e espiritual saudável. Afinal, quando ficamos amarrados às situações negativas, nossa vida não flui. E inevitavelmente atraímos mais e mais situações iguais àquelas que nos causaram mágoas. Então, é necessário e recomendável perdoar o quanto antes. Mas você sabe o que significa o real perdão?

Muita gente acredita que perdoar é apenas desculpar-se externamente. Não é. Isso é dissimular. Outras pessoas acham que para perdoar precisam conviver com quem as magoou. Isso também não é uma verdade. Você pode viver ao lado de pessoas durante uma vida inteira, sem perdoá-las. Isso definitivamente não é bom para ninguém.

O perdão verdadeiro

De acordo com o Hoʻoponopono (ho-o-pono-pono) – técnica havaiana antiga de reconciliação perdão – para perdoarmos alguém verdadeiramente, precisamos assumir a total responsabilidade pelo que nos aconteceu. Ou seja, a pessoa que nos magoou é liberada de qualquer ressentimento ou culpa e nós entendemos que fomos co-criadores daquela situação. Eu sei, parece loucura. Mas não é.

De acordo com essa tradição, todos os seres humanos são interligados e, quando alguém nos causa mal, essa pessoa o fez porque nós dividimos com ela memórias de dor, atraindo essa situação para a nossa evolução e felicidade. Ou seja, temos responsabilidade pelas situações trágicas que nos acontecem.

Às vezes, o problema não é com ninguém. E sim conosco. Quando fizemos algo ruim ou prejudicamos alguém e não conseguimos nos libertar da culpa. Neste caso, precisamos de autoperdão, ou seja, perdoar a nós mesmos. Qualquer que seja a situação, é fato que o perdão liberta, abre a possibilidade de seguir em frente, de tocar a vida e de ser feliz novamente. Complicado de entender? Não se preocupe, a técnica é bem simples de pôr em prática.

Como perdoar agora mesmo?

O Hoʻoponopono é muito simples de ser aplicado, não custa absolutamente nada e você só precisa de uma intenção positiva para sentir os benefícios imediatamente.
Acompanhe os passos:

1 – Concentre-se mentalmente na pessoa que lhe ofendeu, magoou e que você sente a necessidade de perdoar. Imagine-a em sua frente. Você também pode fazer para si mesmo(a).

2 – Repita as frases abaixo. Você pode falar ou apenas repetir mentalmente:

Sinto muito;
Por favor, me perdoe;
Eu te amo;
Sou grato(a).

3 – Faça isso quantas vezes julgar necessário ou enquanto sentir mágoas em relação às pessoas que a ofenderam.

4 – Conte pra gente os efeitos. Vale a pena tentar!

Comentários

Leave a Reply